Para os amantes da gastronomia, seja ela “alta” ou “bem baixinha”, como um bom e velho cachorro-quente de esquina, por exemplo, viajar é, sem dúvida, uma excelente maneira de viver essa paixão.

Viajando você tem a oportunidade de conhecer restaurantes incríveis com novos sabores e temperos.

Aqui no #vaiparaomundo somos 3 amigas com gostos diferentes. Por exemplo: nem todas gostam de cozinhar, tem gente que ama cozinha saudável e tem quem seja apaixonada só por cozinha, seja ela qual for. Pois bem, mesmo com todas essas diferenças, existem programas que são obrigatórios em nossas viagens, como conhecer o mercado público local.

Passamos pelos mercados de todas as cidades que visitamos. Nesses locais, é possível compreender bastante sobre a cultura do lugar. E também sobre sua culinária. Alguns dos mercados que já fomos, no quesito gastronomia se destacam: Borough Market em Londres, onde se pode comer muito bem e barato; o mercado de especiarias de Istambul, onde se pode comprar todos os tipos de temperos e o Floating Market pertinho de Bangkok, onde se pode provar iguarias da culinária tailandesa preparadas de dentro de um barquinho…

borough

Borough Market em Londres

 

istambul

Spice Market em Istambul

 

floating

Floating Marketing, perto de Bangkok

Curiosidade: no mesmo dia que conhecemos o Floating Market, fomos conhecer o Meaklong Railway Market, um mercado sobre trilhos que é no mínimo pitoresco. Um detalhe importante, a cada hora as pessoas correm pra recolher as barracas porque o trem passa literalmente no meio do mercado. É muito doido. Achamos tudo muito engraçado e diferente, mas não tivemos coragem de comprar nada e nem de comer nada por lá, porque é tudo meio sujo. Apesar disso, é um passeio muito bacana. Confere NESTE VÍDEO como é bizarro.

E por falar em Tailândia, em Bangkok tivemos uma das experiências gastronômicas mais bacanas entre todas as nossas viagens. Isso porque fizemos uma aula de culinária. Simmmmmm, nós passamos uma tarde aprendendo a cozinhar. Foi uma delícia.

Ficamos sabendo que havia essa aula e fomos pesquisar. São muitas as escolas que oferecem essa modalidade de curso para turistas em Bangkok. Escolhemos a Green Garden Cooking School e como não tínhamos muito tempo, optamos pelo curso somente no turno da tarde. Mas há ainda opções de dia inteiro e nesse caso, você vai junto com a professora ao mercado e ela ensina também a comprar os melhores ingredientes. Infelizmente perdemos isso. :(

O pessoal da escola te busca no hotel. No nosso caso, a Pon (dona da escola e também nossa professora) estava nos esperando com um tuk tuk e bananas verdes chips bem na porta do hotel. A experiência já começa aí, porque andar nesse transporte pelas ruas de Bangkok é uma aventura e tanto. Ah, e os chips de banana estavam deliciosos. Aliás, a Pon contribuiu muito para que essa coisa toda fosse ainda mais legal. Ela é extremamente simpática como todo bom tailandês e tem uma paciência pra ensinar como poucos.

A escola fica na casa da Pon e isso já te faz sentir em um clima caseiro. Eles te entregam uma apostila (um xerox mesmo) com as 4 receitas que serão feitas ao longo do curso. Foram 3 pratos salgados, entre eles o famoso Pad Thai, tradicional prato da cozinha tailandesa feito com macarrão de arroz, camarões, frango, tofu, amendoim, ovos e mais uma porção de ingredientes que garantem um sabor delicioso, além de 1 sobremesa surpreendente feita de arroz doce com manga e banana. Uma delícia!!!! Em Bangkok você pode encontrar Pad Thai em todas as esquinas, mas modéstia à parte, o nosso ficou incrível!!!

escola

Nossas “obras de arte” e o contato da escola

A gente mostra um pouco dessa experiência fantástica NESTE VÍDEO. Aproveita e se inscreve no nosso canal no Youtube. Iremos postar muitos vídeos de nossas aventuras lá!

Como eu disse antes, nosso curso durou meio turno e custou em torno de R$ 50,00. Você optar pelo dia inteiro e isso vai custar em média R$ 150,00. Cozinhamos, tomamos vinho e fomos muito felizes. Como tudo rolou na casa da Pon, o final do dia ainda nos reservou outra surpresa, a família dela foi chegando e quando vimos estávamos sentadas à mesa com eles, dividindo sua bebida, sua comida e um bom papo com ela e toda sua família. Foi muuuuuuito legal!!!

Essa experiência de cozinhar em um curso rápido, pode ser encontrada no mundo todo. Basta pesquisar um pouco e se jogar nessa aventura.