Você pode não conhecer a premiada série de TV Game of Thrones, muito menos quais são os sete reinos de Westeros. Mas com certeza também vai se encantar pela mágica cidade de Dubrovnik.

Patrimônio Mundial da Unesco desde 1979, a cidade conhecida como “Pérola do Adriático” já foi uma república autônoma chamada Ragusa, com importante atuação no comércio marítimo do Mediterrâneo, assim como Veneza, com quem rivalizava na época.

Mesmo passando por várias destruições, como nas disputas entre impérios, num terremoto em 1667 e no criminoso bombardeio durante a guerra civil de 1991, que culminou com a separação dos países que formavam a antiga Iugoslávia, Dubrovnik conseguiu conservar um patrimônio histórico e arquitetônico de uma beleza sem igual.

Foto 16-06-17 19 16 38

Vista da Ulica Stradun – rua principal da Old Town

A “Old Town”, cercada pelas imponentes muralhas construídas a partir do século X na beira do azul brilhante do mar Adriático, é uma cidade medieval formada por ruas e casas de pedra, que abriga dezenas de restaurantes, bares, lojas, igrejas e museus. Ali dentro, você se sente em outra época. Não é à toa que a cidade é cenário de filmes como Robin Hood, Star Wars, e, claro, é o local onde foram gravadas grande parte das cenas de Game of Thrones.

IMG_6442

O porto de Dubrovnik

De tantas coisas que nos encantaram em Dubronvnik, vamos deixar algumas dicas sobre as que achamos imperdíveis.

#1. Se hospede dentro da Old Town

A cidade de Dubrovnik se estende além das muralhas. No entanto, o melhor para estar perto das atrações e sentir o clima medieval caminhando pelas ruas e escadas estreitas, é ficar dentro da Old Town. Melhor ainda é poder curtir o clima agradável dos barzinhos e restaurantes no fim de tarde e início de noite, quando a maior parte dos turistas que lotam a cidade durante o dia já partiu nos cruzeiros.

1499809902880509

O mais comum em Dubrovnik é alugar apartamentos em vez de hotéis ou hostels. Você vê plaquinhas de “apartments” por todas as portas. Apesar das construções antigas, os apartamentos são na maioria modernos internamente, bem equipados e com ar condicionado (o que é imprescindível, pois faz muito calor no verão na Croácia; chegamos a pegar mais de 35ºC em junho).

O único problema que sentimos foi a questão da água quente. A maioria dos apartamentos têm aquecedores de água de armazenamento (e não de passagem, como é mais comum no Brasil), e o volume de água aquecida é pequeno. Imagina quatro mulheres tomando banho na sequência? Até percebermos o problema e montarmos o esquema, a última da fila ficou com banho frio.

Nosso apartamento era uma espécie de duplex, com um sótão gracinha, de onde se tinha uma linda vista dos telhados de Dubrovnik. Super bem localizado, perto de restaurantes, mercado, etc, ainda era exatamente em cima da principal loja de souvernirs de Game of Thrones, onde o boneco do Tyrion Lannister nos esperava todo final de dia ao lado do trono de ferro. Quer melhor que isso para uma fã da série?? :)

Foto 15-06-17 21 05 06

Nosso anfitrião Tyrion

Quem quiser cotar nosso duplex em “Kingsland”, este é o LINK. Valeu super a pena.

#2 Descubra bares e baladas escondidos na noite da Old Town

Quando anoitece, Dubrovnik parece ficar ainda mais linda. Se você estiver andando na Ulica Stradun, a rua principal, vindo da entrada da Old Town em direção à praça central, entre em qualquer uma das ruelas à esquerda. Durante o dia, a maioria delas são escadarias com lanchonetes ou mercados. À noite, vários pubs e barzinhos com música surgem do nada e lotam de gente tomando uma cerveja e fazendo o aquece para a noitada.

Foto 10-07-17 17 05 06

Em busca da balada perdida

Mas não pense que a noite de Dubrovnik fica apenas nos pubs. A balada na Croácia começa bem tarde. E num determinado momento, já bem depois da meia noite, os bares esvaziam (ou a polícia educadamente vai passando e pedindo que sejam fechados) e a galera vai para os clubs.

Conhecemos um dos mais “badalados”, o Culture Club Revelin. Localizado dentro de um forte do século XV, o club embala turistas e croatas ao som de muita música eletrônica, performances de dançarinos e bartenders até o amanhecer. Pra quem quiser dar um tempo do ritmo frenético da balada, o terraço do club tem uma bela vista do mar.

fogo

Performance no Revelin

#3. Faça o walking tour Game Of Thrones

Não, não pule esta dica, mesmo se você nunca ouviu falar na série, e acha que Jon Snow é apenas algum João que gosta de esquiar.

Como grande parte das cidades europeias, o walking tour é uma ótima maneira de conhecer a história da cidade de uma maneira mais próxima. E no caso de Dubrovnik, você tem a opção de conhecer a história da cidade e – de quebra – as locações onde foram filmadas inúmeras cenas de Game of Thrones.

GOT

Cenas de Game of Thrones

A cidade já incorporou a série como uma atração turística. Por onde se anda, souvernirs de “GOT” estão presentes, e até bonecos dos personagens em tamanho real você encontra. Algumas locações, como a escadaria onde Cersei Lannister fez sua famosa “Walk of Shame”, é quase como a Fontana de Trevi, de tanta gente tirando fotos. Na próxima dica ensinamos como escapar desse mar de gente para tirar aquela fotinho. 😉

Mas o bom do tour é que o guia vai mostrando detalhes da história da cidade, e a relação das gravações com a população da local também. Uma curiosidade é que, quando há gravações (de outros filmes também, como Star Wars ou Robin Wood), a cidade fica fechada aos turistas, portanto acontece quase sempre no inverno. O que poderia ser um prejuízo para os comerciantes, acaba sendo um benefício, pois além dos estúdios pagarem, os empregados acabam tendo férias, que são raras em cidades turísitcas.

Um dos pontos altos do tour é a visita ao Forte Saint Lawrence, que foi palco de várias cenas da série, e de onde se tem as vistas mais bonitas da Old Town. Realmente de perder o fôlego.

IMG_6559

Fort St Lawrence

Nosso tour acaba na loja que tem o trono de ferro, para a galera tirar a foto. O que curiosamente era aquela embaixo do nosso apartamento! :))

Foto 10-07-17 17 15 48

Rainha dos sete reinos… só que não!

A única coisa que fica faltando no tour, para os fãs da série, é uma visita á Ilha de Lokrum onde foram gravadas cenas da cidade fictícia de Qarth, no lendário Mar de Jade, visitada por Daenerys Targaryen. Mas você pode pegar um barco no porto da Old Towm e chegar lá em 10 minutinhos. Tem saídas de hora e hora. Infelizmente não deu tempo de fazermos este passeio, mas quem já foi diz ser muito bonito. Mais um motivo para voltar a Dubrovnik.

Fizemos o tour com a Dublovnik Walking Tours. O passeio custou 150 kunas + a entrada no forte (que você paga lá mesmo). No SITE tem 5% de desconto e outras opções de tours para quem não é fã da série.

#4 Tire fotos de madrugada na famosa escadaria da “Walk of Shame”

Uma das cenas mais emblemáticas de Game of Thrones é a famosa “Walk of Shame”, ou caminhada da vergonha, vivida pela Cersei Lannister (não entrarei em detalhes aqui em respeito aos que ainda não assistiram :) ).

Obviamente, todos os dias milhares de pessoas se aglomeram nos degraus famosos, e tirar uma foto legal é quase impossível.

IMG_6504

Ela de dia…

Mas se você seguiu nossa primeira dica e está hospedado na Old Town, já leva vantagem: você está perto do local dia e noite. Então siga a dica 2: aproveite os pubs. E quando estiver na hora de ir pra casa, ou quando você notar que a cidade está ficando vazia… Corra pra escadaria!

Se ainda tiver um ou dois desavisados por ali, peça licença e se esbalde fazendo todas as fotos que quiser. A iluminação da cidade ajuda, e você vai poder voltar pra casa com sua recordação perfeita!

Importante (spoiler alert!!): não recomendamos imitar a cena, pois você poderá ser preso por atentado ao pudor. A população de Dubrovnik é bem conservadora.

:)

Foto 17-06-17 02 30 17

O cenário todinho pra nós

#5. Caminhe pelas muralhas durante o por-do-sol

As muralhas que cercam a Old Town são uma atração à parte. Têm até 25 metros de altura em alguns pontos, e caminhar sobre elas, dando a volta completa de cerca de 2 km é simplesmente imperdível.

Você terá vistas incríveis do mar Adriático e das casas de pedra enquanto caminha por torres e fortes. E durante o por-do-sol, estas imagens ficam ainda mais maravilhosas. Só cuide o horário de fechamento. Na alta temporada (a partir de 1º de junho) o acesso fecha às 7:30 pm. O por-do-sol acontece entre 8 e 8:30 pm. Então o ideal é começar o passeio lá pelas 6 pm para dar tempo de percorrer com calma toda a volta e tirar as milhares de fotos que com certeza você vai querer

IMG_6595

IMG_6702

IMG_6725

IMG_6699

O ingresso para as muralhas cura 100 kunas. Mas se você vai visitar outros museus e atrações da cidade, vale a pena comprar o Dubrovnik Card , que tem opções de 1, 3 e 7 dias, que incluir entradas grátis e descontos em vários lugares, além de acesso ao transporte público municipal.

Das atrações do cartão, recomendamos visitar o Mosteiro e Museu Franciscano e o Museu Historico Cultural. A entrada com o Dubrovnik Card é gratuita. Infelizmente o Card não dá desconto no Cable Car para o Mount Srdj, que é outro passeio bem legal.

#6. Converse com os croatas

Ficamos encantadas com a atenção e o cuidado dos croatas ao receber e atender as pessoas. Todos com quem conversamos têm orgulho de falar da história da cidade e do país. Dubrovnik foi nossa primeira parada, mas pudemos constatar o mesmo nos destinos seguintes.

A Croácia é um destino relativamente novo, mas com certeza a sua beleza natural, sua história, a boa estrutura, e a hospitalidade do seu povo deixam aquele gostinho de quero mais. E há muito mais a conhecer. Acompanhe nos próximos posts as maravilhas de Split, Hvar e Plitvice.

Zgobom!