Grêmio x Brasil PE = Julgamento do Lula no STF

Por Mariana Bacaltchuk em Gremistas

A decisão de hoje no STF tem tudo a ver com o que aconteceu no primeiro jogo entre Grêmio e Brasil – PE. Não percebeu o paralelo? Eu explico.
No primeiro jogo da final do Gauchão o juiz expulsou um jogador do Brasil por falta em Luan, que diga-se de passagem, estava sofrendo um óbvio, planejado e maldoso rodízio de faltas. O jogador do time de Pelotas pulou com o joelho nas costas do craque gremista, um lance muito perigoso e que se pega de jeito poderia causar uma lesão séria, como aconteceu com o Neymar na última Copa, em lance semelhante. Mas a expulsão causou uma ampla discussão, porque embora a falta tenha sido claramente para cartão, muitas pessoas acham que por ser uma final, por se tratar de um time do interior, por ser teoricamente o time mais fraco, o juiz deveria considerar o contexto e “ajeitar” para o jogador do Brasil não ser expulso, para não “estragar o espetáculo”.
Pois bem, o que vemos hoje no STF? Existe uma regra, a prisão após condenação em segunda instância. Ampla e exemplarmente aplicada nos outros casos da Lava Jato contra os corruptos condenados, como foi Lula. Mas o réu dessa vez é um ex presidente. É popular. É candidato. E, principalmente, indicou ou tem laços com quem indicou esses ministros ao STF.
Percebe a semelhança? A única e fundamental diferença é que o árbitro de Grêmio x Brasil ignorou o contexto e cumpriu a regra. Já o STF eu não tenho a menor dúvida do que vai fazer.
Vc tem dúvidas? Amigo, acorde, nós vivemos no país do jeitinho, em que quem cumpre a regra é questionado. O negócio aqui é não “estragar o espetáculo”.

Sobre o GREnal de ontem

Por Mariana Bacaltchuk em Gremistas

F99B4287-2F25-4D60-953D-A1C953773541

Hoje eu vou ter de usar o texto de um outro gremista no blog, porque ele fez uma análise perfeita sobre o desempenho do tricolor nesse GREnal, concordo com cada vírgula:

“Renatão é muito ídolo.
Acho que é o maior ídolo que um time poderia ter.
Inteligente, malandro, folclórico etc.
Nem se planejássemos teríamos um ídolo tão perfeito.
Tem crédito e respeito eterno.

Mas que ele gosta de testar a paciência da torcida e insistir em alguns erros ridículos, isso não dá para negar.

– Insistência em Cícero. Faz de tudo para colocar esse jogador que não joga em alto nível faz 4 anos. Já escalou de centroavante, de meia e de volante. Em todos jogos, foi muito mal. Frouxo na marcação e inútil na criação. Tu tens o volante do Barcelona e o bom Michel, que foi bola de prata, e coloca o Cícero. É injustificável.

– Tem um amor platônico pelo Bressan. Foi ele quem mandou o jogador voltar. Teve oportunidade de despachar esse entregador para o Sport, na negociação com o André, mas mandou segurá-lo. Se não bastasse tudo isso, ainda dá a faixa de capitão para esse zagueiro cagão e entregador tendo o monstro Kannemann em campo.

– Jael tem alto desempenho nos treinos de falta e fez um golaço no primeiro Grenal. Ontem, tivemos duas boas faltas e não deixaram o cara bater. Isso é inexplicável. O cara que bate uma falta perfeita, que há anos não víamos no Grêmio, não bateu nenhuma.

– Madson vinha em crescente, adaptando-se ao time, correndo o jogo inteiro, fazendo ultrapassagem e ajudando na marcação. Mas ele prefere escalar Léo Moura, que passa os 90 minutos atrás do meio campo dando passe para o lado, sem produzir nada.

– Tem 3 x 0 de vantagem jogando contra um time fraco. Sabendo que se fizesse 1 gol já mataria o jogo, mas ficou recuado a partida inteira, tomando pressão do time ridículo do Inter, e só começou a jogar depois que tomou o segundo e esteve perto de ir para os pênaltis.

Tem crédito e respeito eterno, mas estamos falando de futebol. A idolatria não impede que façamos uma análise mais racional. Sempre respeitando o ídolo. Apenas apontamentos.”

Acertou em cheio, Tiago! Já pode substituir vários na imprensa esportiva! 😜💙🇪🇪👊🏻

O Grêmio transa!

Por Mariana Bacaltchuk em Gremistas

Gremio1

Essa é uma das minhas faixas favoritas que vejo sempre na Arena. E nesse momento ela resume muito bem o que se passa com o gremioso. Esse time está passando o rodo!

Se no fim de 2015 você chegasse pra um gremista e dissesse que nos próximos 3 anos o time ia ganhar Copa do Brasil, Libertadores, Recopa, GREnais com goleadas humilhantes – hoje com direito a olé de quase 2 minutos – e que o Inter ia ser rebaixado junto com tudo isso, com certeza o gremista ia te chamar de louco!

Nem tenho vontade de comentar o jogo de hoje, porque né? Deixa eu contar uma história que resume a minha falta de vontade de ficar comentando o quão de relho a gente está dando no co-irmão nesses últimos anos: eu jogo futebol com um grupo de mulheres incríveis há mais de 18 anos, e tem algumas que curtem a flauta e outras não. Então estava dando confusão direto no nosso grupo de whatsapp. Até que uma das gurias decidiu criar um grupo só pras que curtem trolar, assim não incomodaríamos as que não curtem. A idéia parecia boa até entrar em prática há 10 dias atrás. Porque então aconteceram os 3 clássicos seguidos. E por causa disso, nessa semana, antes do GREnal de hoje, eu decidi sair do grupo. Abandonei o posto de líder da trolagem gremista num momento maravilhoso como esse porque vi o enorme potencial de acontecer nesses 3 jogos o que vimos no domingo passado e hoje em campo, olé e tudo mais. E toda aquela animosidade raivosa ia vir pra cima de mim. Eu hein, tô fora!

Obrigada, Romildão da massa, por esse time incrível!

Obrigada, REInato, por ser o ídolo que os gremistas pediram a GeroDeus – e, vamos ser honestos, que todo time gostaria de ter!

Esse Grêmio transa, meus amigos!

PS1: Maicon, meu capita, valeu muito, mas tu vai pro banco. Arthur é outro nível. Que jogador!

PS2: Até Jael, o cruel, guardando golaço! André balada vai ter de desempenhar muito, porque já tem sombra.

PS3: Boa sorte na seleção, GeroMito, mas volta logo!

Começou o ano!

Por Mariana Bacaltchuk em Gremistas

IMG_1585

Hoje o ano futebolístico finalmente começa pra nós gremistas!

Sem querer menosprezar o chatérrimo ruralito, o que a gente gosta mesmo é de uma boa Copa, principalmente as disputadas contra hermanos.

E não se deixem enganar pelas conversas vermelhas tipo “Recopa não vale nada”. Hoje tb começa a secação pra eles (de novo) e a CEEE já deve estar emitindo comunicado que talvez falte luz, pq estarão todos ligados e de armas na mão, podem ter certeza! 😜

Vamu, vamu tricolor! 💙⚽️🇪🇪👊🏻

Edilson e o modus operandi do futebol brasileiro.

Por Mariana Bacaltchuk em Gremistas

IMG_1081

Na semana passada o Edilson se despediu do Grêmio e se transferiu para o Cruzeiro, e pra mim essa transferência tem todos os elementos que explicam o modus operandi atual do futebol brasileiro e a consequente nhaca que vemos nos campos.

Edilson tinha contrato com o Grêmio e a multa rescisória girava na casa dos trinta milhões de reais. Mas o que fazem os clubes brasileiros? Eles aliciam os jogadores que querem, oferecendo salários de 450 mil reais por mês num contrato de 3 anos para um lateral de 31 anos, para que ele pressione o clube com que tem contrato a abrir mão da multa e sair do jeito que for melhor pra ele e pro clube aliciador e contratante. Os termos do contrato com o clube atual são sempre colocados de lado.

Depois só se vê clube reclamando que jogador é tudo mercenário e traíra. Mas quem alicia? Quem oferece a oportunidade para que isso aconteça?

O Cruzeiro, que é um clube que estava até dezembro com 3 meses de salários atrasados, contratou, além de Edilson, o atacante Fred, um medalhão que vai custar ao clube quase um milhão por mês. E porque ele custa tudo isso? Porque centro avante brasileiro não fica mais aqui nos seus 10 anos mais produtivos – entre 20 e 30 anos – a menos que seja uma naba. Os clubes europeus levam.

O problema é que não é só o Cruzeiro que faz isso. Todos fazem. E o resultado de gestão irresponsável + aliciamento generalizado + clubes europeus levando tudo que tenha menos de 30 anos e não seja medíocre é clubes endividados e sem $ pra contratar ou manter bons jogadores + times com jogadores ganhando muito acima do futebol que jogam + campeonatos e jogos horrorosos.

Que futuro tem o futebol brasileiro se seguir desse jeito?

O Grêmio tem hoje uma gestão mais responsável e comprometida com o futuro do que a média brasileira. Mas ganhamos os títulos em 2016 e 2017 com um time jovem, com muitos jogadores importantes vindos das categorias de base. A valorização que o penta da Copa do Brasil e o tri da Libertadores trouxeram já ameaça a continuidade da qualidade da equipe e da política de equilíbrio financeiro do clube.

Não sei como vai ser o futuro próximo do tricolor nesse cenário, mas torço pra que consiga se manter fora dessa roda que destrói e diminui o futebol brasileiro cada ano mais. O futuro de times como o Cruzeiro é mais fácil de prever, porque fomos como eles até bem pouco tempo atrás, e os resultados a gente aguentou por longos 15 anos.

Vamu, vamu, tricolor! 🇪🇪💙⚽️

PS: obrigada por tudo, Edilson! Mas desejo que tu e o time todo das Marias se dê muito mal em 2018.

 

 

 

 

Ah, como te amo, tricolor!

Por Mariana Bacaltchuk em Gremistas

IMG_0573

O Grêmio perdeu a final desse mundial pra seleção das seleções. E eu estava lá pra ver que meu tricolor fez o que podia, dentro de suas inúmeras limitações. 

Nem sequer estou tão triste quanto fiquei na semi da Copa do Brasil, quando caímos pro Cruzeiro nos pênaltis. Porque o jogo foi exatamente como meu cérebro achava que seria. Só o meu coração queria diferente. Qualquer pessoa que entenda minimamente de futebol sabia que pro Grêmio ganhar hoje precisaria ter todos os seus jogadores numa noite perfeita e o Real Madrid teria de errar. Dependíamos de uma quase impossível combinação de improbabilidades.

Vejo muita gente dizendo que o time se acovardou, e que Luan pipocou. Não! De novo, quem entende minimamente de futebol sabe que era impossível o Grêmio fazer o jogo de toque de bola que fizemos na Libertadores contra esse time do Real Madrid, e ainda por cima sem Arthur. Os laterais ficaram presos na defesa e Luan ficou completamente isolado tendo de propor o jogo. Contra a seleção das seleções. Quem critica o jogador por esse jogo é oportunista e amargo. Luan foi o melhor jogador da Libertadores e nos deu o tri. Quantos times no Brasil tem esse título? Ele não foi bem ontem porque não era possível.

O tamanho do desafio fica espelhado em duas alterações no segundo tempo: o Grêmio precisava empatar e colocou Jael, nosso único centro avante reserva, mas que não fez nenhum gol nesse ano, no lugar de Barrios, nosso titular, que há dois meses sabe que não renovará com o Clube, como declarou depois do jogo, já se despedindo. O Real Madrid tirou Benzemá cansado para colocar Bale.

Aliás, por falar em Benzemá cansado, ele foi o pior jogador do Real Madrid. E isso tem 2 motivos. Eles se chamam Geromel e Kannemann. Que zaga monstra! Atuação perfeita ontem! O Real Madrid teve de ganhar num gol de falta meio cagado que só aconteceu porque a barreira abriu. Se eu vou rezar pra alguma coisa nesse fim de ano vai ser pro Grêmio manter esses dois para 2018.

E que mitada marketeira de Painato, provocando o CR7 e virando assunto de novo, hein! Eu nem vou entrar no mérito se ele foi melhor jogador, porque pra saber teríamos de colocá-lo a jogar nesse time do Real Madrid hoje e CR7 nos times em que Painato jogou na época dele. Mas ele mais uma vez conseguiu se colocar no foco das discussões que permearam esse jogo. CR7 disse nas entrevistas após o jogo que ficou curioso e foi pesquisar quem era o Renato jogador. É um grande marketeiro, além de grande técnico esse cara! Não consigo imaginar 2018 sem ele na casamata tricolor.

2018 que promete ser mais um ano incrível para nós gremistas. A base está formada, agora é só aparar arestas e acrescentar qualidade. Que Romildão da massa consiga manter e reforçar o time pro ano que vem, porque ganhar a Libertadores é bom demais e eu quero de novo! Bora ser o único tetra do Brasil!

Quanto às flautas, deixem os colorados falarem. E quando eles falarem lembrem do desespero que devem ter sentido ao ver o gol do Everton contra o Pachuca enquanto estavam ajoelhados beijando a bandeira do México e pedindo pelo amor de GeroDeus que o Grêmio perdesse essa semi final pra diminuir o peso do Mazembaço. E relaxem. Deixem o vice da B zoar um pouco o vice do mundo, faz parte!

Boas férias, meu tricolor! Obrigada por ter honrado o manto num jogo tão complicado. E pelo tri da América. E por um 2017 todo maravilhoso. Nos vemos em breve! 💙🇪🇪⚽️👊🏻

Arrumando a mala!

Por Mariana Bacaltchuk em Gremistas

IMG_0372

Sim, eu vou pra Abu Dhabi torcer pelo tricolor no Mundial!!! 🙋😄💙🇪🇪⚽️

Prometo dar notícias de lá aqui no blog, mas como estou muito atrapalhada, correndo pra organizar tudo e poder viajar, o texto de partida vai ser esse lindo que recebi de uma amiga:

“Grêmio, meu Grêmio de Futebol Porto Alegrense, da velha Azenha e do estimado Olímpico Monumental, até a Arena do Humaitá.

Qual tua áurea, futebol, que permite uma explosão de felicidade sem composturas, totalmente genuína? Esquecemos de tudo na hora do gol, quando gritamos campeões, quando a bola tremula a rede da goleira e nos transcende de emoção. Quando torcemos com todas as nossas forças. Somos todos iguais, abraçamos quem quer que esteja ao nosso lado. O que tu tens, futebol? Qual teu fascínio?

Algumas peculiaridades suas talvez expliquem isso. Para cada torcedor, ele traz uma lembrança que se mistura com as suas memórias mais íntimas. E assim vai se formando um amor incondicional, uma emoção que nos faz chorar lágrimas de alegria, gritar sem limites, pular, sofrer, viver, ser. Grande parte de nós, amantes do futebol, para sentir assim, cresceu com isso. Somos isso. E isso, no caso, é o Grêmio.

Nos meus registros mais antigos, está meu velho pai me dando uma camiseta retrô do Renato Gaúcho, do épico 1983. Incluem ele levando eu e a minha irmã ao Olímpico, nos cuidando com seus braços de polvo. Depois, com meu irmão tão pequeno, e meu pai com seu rádio grande de pilha. Buscava cachorro-quente na hora do intervalo, e comíamos nas duras cadeiras do Olímpico Monumental; tudo tão simples, tudo tão gigante. Pegávamos o carro no mesmo lugar de sempre, ouvindo a rádio gaúcha na volta. Eu adorava a reprise da narração do gol. Muito fomos eu, meu mano e meu pai. Nosso time. Depois, vi ele repetir tudo isso com seu neto . Ah, quantas lindas memórias que, como sói faz o futebol, enchem-me os olhos de lágrimas. Onde meu velho aprendeu isso? Quais são os registros dele? Ele também os tem, certamente. Esse é o encantamento. Fui aprendendo a te amar, Grêmio. É meu, faz parte de mim.

Desci a avalanche com meu irmão, nos olhando de soslaio para não nos perdermos nos degraus das arquibancadas do Olímpico Monumental; nos atiramos no chão na batalha dos aflitos e, juntos, assistimos atônitos um milagre diante de nossos olhos. A emoção do futebol embaça aqui minhas memórias, que a partir daí só registram bem nós descendo a rua 24 de outubro, nossa gigante bandeira tremulando nos ventos da cidade do imortal tricolor. Coisas do futebol.

No futebol, compartilhamos o amor. A torcida. A tristeza e a alegria. Não é assim que tem que ser? Não é assim que devemos nos relacionar? Acho que entendi sua áurea.
Obrigada, Grêmio. De fato, tu é a alegria, em meu coração.”

Flávia Faermann
Porto Alegre, capital da América

É TRI!!!

Por Mariana Bacaltchuk em Gremistas

AA592287-F862-4FA8-B2FF-FAAD2F7ED66B

“Eu não consigo mais falar, amor!

É gol, 2 gol do Pedro Rocha!

Nós vamo sê campeão do mundo!

Nós vamo acabá com o planeta!

Nós vamo matá os colorado!”

Eu até hoje não sei quem é esse cara. Mas obrigado, meu senhor, por nos oferecer esse áudio maravilhoso e premonitório! 😂

Eu queria fazer um post de análise de jogo, falar do primeiro tempo “aula de futebol” que o tricolor deu, do Rei Arthur, do Luanel, do Gerodeus, do MilaGrohe, de todo o time. Falar da torcida maravilhosa na Argentina, do Romildão da massa, da Goeth mais uma vez copada, que o Sasha continua cuzão e da festa na Arena.

Mas meu cérebro hoje está derretido, então vou me limitar a declarar minha eterna devoção a Painato. Os ídolos dos outros clubes vão precisar comer muito arroz e feijão pra chegar onde esse homem está para os gremistas.

QUE HOMÃO DA PORRA! Te amo pra sempre, Reinight! A estátua vem a galope! 💙

IMG_9437

O tri da América já veio! Bora acabar com o Planeta, gremistada! 🇪🇪⚽️👊🏻

Nós vamos acabar com o planeta! E é hoje!

image
Por Mariana Bacaltchuk em Gremistas

“45 do segundo tempo. Lanús 1×0. Grêmio socando eles e a bola não entra no gol de jeito nenhum! Cruzamento da intermediária, Jael sobe mais do que todo mundo, desvia a trajetória da bola encobrindo o Andrada.

GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOLLLLLLLLL!!!

Descontrole formado!

Grohe grita ajoelhado chorando. Cortês corre até desmaiar. Renato chuta um policial em cima de uma garrafa de água. Luan entra no gramado de carro com IPVA atrasado. Edilson capota a ambulância com um soco. Tcheco entra em campo por cima do estádio pendurado num drone. Fernandinho desalinha a simetria perfeita da barba dele de tanto gritar. Everton transa com a Mônica no meio do campo. Bressan comemora jogando tortéi pra torcida. Kanneman entra em campo e se envolve numa briga com os cachorros da polícia. Arthur abraça seu pai Homer Simpson.

Quando, de repente, Jael aponta o dedo pra torcida e manda alguém anotar o gol num caderninho. O estádio pára, a festa pausa. Kannemann pára de mastigar as placas de patrocínio, Geromel pára de curar leprosos, Luan pára de fazer cavalo de pau. Renato olha fixo nos olhos do Jael. Jael olha fixo para Renato. Renato diz “eu já sabia”.

Jael põe a mão no pescoço como se fosse tirar uma máscara, tipo Missão Impossível. Então ele tira a máscara! E esse gesto do caderninho todos os gremistas conhecem.

Jael era na verdade ninguém menos que Magic Rocha, que voltou pra nos dar o tri!”

……….

Esse texto foi retirado do Grupaum do Grêmio no Facebook, que reúne gente tão gremista e tão nervosa quanto eu, que vai passar o dia e a noite alentando como nunca, pq é hoje, meus amigos!

Planeta, pode esperar, que a tua hora chegou!

Vamu, vamu tricolor!!! Vem ni mim, tri! 💙🇪🇪👊🏻

É hoje!

Por Mariana Bacaltchuk em Gremistas

IMG_9545Vamu, vamu tricolor, meu único amor, que hoje eu vim te apoiar, para te ver campeão, para te ver ganhar!

Pra cima deles, com drone, Deus, o cão, o rei, o pai e tudo mais que a gente tiver!

Vem ni mim, tri! 💙🇪🇪